Palavras são a parte mais barata e mais presente de qualquer serviço. Elas estão no nome do botão, no e-mail que chega automático, na mensagem de erro, no texto que o atendente lê ao telefone e no aviso que ninguém queria ler e todo mundo acabou lendo. Nenhuma outra parte do serviço aparece tantas vezes. Nenhuma outra chega tão rápido ao cliente. E nenhuma outra é feita com tão pouca pesquisa, tão pouco teste e tão pouca revisão.
O problema não é escrever bonito. O problema é essa diferença: uma frase custa quase nada para ser escrita e pode mudar a forma como a pessoa enxerga o serviço inteiro.
Uma frase faz três coisas ao mesmo tempo
Um texto curto dentro de um serviço nunca faz só uma coisa. Ele faz três de uma vez.
-
Ele instrui, ou seja, diz o que fazer agora.
-
Ele cria uma expectativa, ou seja, diz o que vai acontecer depois.
-
E ele manda um recado sobre a relação, ou seja, mostra como a empresa está olhando aquela pessoa naquele momento.
As três coisas viajam juntas na mesma frase. Quando a frase é ruim, as três quebram juntas. Veja “solicitação inválida”. Ela não diz o que corrigir. Não diz o que acontece agora. E deixa a pessoa com a impressão de que ela é um erro no sistema. Ou veja “sua conta foi sinalizada”. Além de não explicar nada, ela sugere que a pessoa fez algo suspeito.
Nos dois casos o resto do serviço pode estar ótimo. O caminho pode estar bem desenhado. A tela pode estar bonita. A operação nos bastidores pode estar funcionando bem. Uma linha de texto derruba tudo isso.
Por que uma frase pesa tanto
Existem duas razões.
A primeira é que as palavras chegam antes da experiência. Elas dizem à pessoa o que esperar. Pense em duas mensagens que descrevem o mesmo processo interno: “processando” e “analisando o seu caso”. A operação é a mesma. Mas a pessoa espera coisas diferentes em cada caso. Isso importa porque ninguém julga um serviço pelo que ele é. As pessoas julgam pelo que elas esperavam. Quem escreve a mensagem está criando a régua que vai medir o serviço depois. Uma espera de dois dias que foi anunciada como rápida vira uma falha. A mesma espera, anunciada com clareza, é só o serviço funcionando.
A segunda razão é mais séria, porque acontece no pior momento. Quando algo dá errado, as palavras costumam ser a única coisa que sobra. A pessoa não vê mais o fluxo bem planejado. Não vê a tela caprichada. Nunca viu o processo interno. Ela vê a mensagem na tela e ouve o que o atendente diz. Se essas palavras se defendem, escondem informação ou jogam a culpa nela, a pessoa passa a achar que a empresa toda é assim. E esse julgamento volta para trás. Não fica sendo uma frase ruim dentro de um bom serviço. Vira um serviço ruim, do começo ao fim.
Palavras são promessas que ficam guardadas
As pessoas guardam o que leram e devolvem depois: “mas o e-mail dizia”.
Quando o texto é impreciso, abre uma distância entre o que foi prometido e o que foi entregue. E essa distância não se resolve com operação boa, porque o erro não estava na operação. A empresa pode entregar exatamente o que planejou e ainda assim ser vista como falha, porque prometeu outra coisa.
Por isso, muitas jornadas não são derrubadas por momentos ruins. Elas são derrubadas por palavras que descreveram mal esses momentos.
Por que quase ninguém cuida disso
Se o efeito é tão grande, por que o texto recebe tão pouca atenção? Há três razões, e uma reforça a outra.
-
A primeira é que o texto parece acabamento. As empresas tratam a escrita como algo que se coloca depois do design “de verdade”, que seria o fluxo, as telas e os processos. Então o texto sobra para quem estiver livre no fim, sem pesquisa e sem teste. Só que o cliente vive isso na ordem contrária. As palavras são a primeira coisa que ele lê do serviço. Muitas vezes são a única.
-
A segunda é que palavras são baratas de escrever, e as pessoas confundem isso com pouca importância. O nome de um botão leva segundos. Um blueprint leva semanas. Aí o time discute o blueprint em reunião e aprova o nome do botão sem pensar. Mas é o nome do botão que faz a pessoa seguir ou desistir.
-
A terceira é a pior, porque impede o aprendizado. Quando uma mensagem confusa faz a pessoa desistir, o relatório mostra “queda na etapa 3”. Aí a culpa vai para a tela, para o preço ou para a burocracia. A palavra que causou a desistência quase nunca entra na conversa. Assim a empresa nunca descobre que o problema era o texto, e repete o erro na próxima frase.
Vale lembrar de um dado conhecido por quem já fez esse trabalho: mudar só o texto, mantendo o fluxo e o visual iguais, costuma mexer mais na conversão e no número de chamados de suporte do que refazer o visual. Mesmo assim, escrever continua sendo a função com menos gente nos times de serviço.
O freio, o timão e o fogo
A melhor descrição desse fenômeno que eu conheço não vem da literatura de serviços. Não vem de pesquisa de comportamento nem de estudo de caso. Ela vem de um lugar onde a maioria das pessoas não esperaria encontrar uma ideia sobre jornadas de serviço: a Bíblia, na carta de Tiago, capítulo 3. E não é um versículo encaixado à força. O trecho fala exatamente do que interessa aqui, ou seja, de uma peça pequena que decide a direção de um sistema grande.
Na Tradução do Novo Mundo, revisão de 2015, Tiago 3:6 diz que “a língua é um fogo”. O texto continua dizendo que ela é um mundo de injustiça entre as partes do corpo, que suja o corpo todo e incendeia o curso da vida.
O argumento que vem antes, nos versículos 3 a 5, ajuda ainda mais. Tiago fala do freio na boca do cavalo e do timão do navio. São peças minúsculas que decidem para onde vai um animal enorme ou um navio inteiro. É a mesma relação entre o nome de um botão e um projeto de serviço completo.
A imagem do fogo explica outra parte. Um incêndio nunca é do tamanho da faísca. Uma frase mal escrita também não fica parada no lugar onde apareceu. Ela se espalha e muda a forma como a pessoa interpreta todo o resto. É por isso que erros de linguagem se multiplicam em vez de apenas somar.
E quando o texto diz que a língua suja o corpo todo, ele descreve com precisão o que já vimos: a parte estraga a imagem do conjunto, inclusive para trás.
E se existisse um service writer?
Aqui vale uma provocação sobre os cargos.
A função de UX writer nasceu presa à interface. Esse limite não é neutro. Ele decide que as palavras do produto têm dono e que as palavras do serviço não têm. O aplicativo é escrito com cuidado, com pesquisa e com teste. Já a carta de negativa vem do jurídico. A mensagem de cobrança vem da área de crédito. O texto que o atendente lê vem do treinamento. O e-mail automático vem de quem configurou o sistema. A placa na loja vem da operação. O menu do telefone vem de quem montou a central. Cada um desses textos foi escrito por alguém competente na sua área e por ninguém responsável pela jornada.
O problema aparece quando a pessoa muda de canal. O aplicativo diz “estamos com você”. A carta diz “notificação de inadimplência”. O chat pede desculpas e, dez minutos depois, o e-mail automático cobra de novo o que o atendente acabou de dispensar. Nenhum desses textos está errado sozinho. O erro é que ninguém leu todos eles na ordem em que o cliente recebe.
Um service writer trabalharia nessa ordem. O trabalho dele não seria a tela, seria a jornada inteira. Incluindo canais que o time de produto nunca toca. E incluindo o bastidor, porque o texto que o sistema interno mostra ao atendente decide o que ele consegue dizer ao cliente.
A provocação fica mais incômoda quando você junta com o resto do artigo. Se as palavras dirigem a jornada, então deixar a escrita presa à interface não é só uma escolha de escopo. É uma decisão que deixa a maior parte da linguagem do serviço sem revisão, sem pesquisa e sem responsável. Talvez seja por isso que o texto continua parecendo acabamento. Enquanto o único cargo que cuida de palavras é definido pela tela, palavras vão continuar sendo tratadas como assunto de tela.
Ninguém acerta sozinho
Tiago 3:8 acrescenta algo que os livros de serviço quase nunca dizem. Nenhuma pessoa consegue controlar a língua por completo.
Levada para dentro de uma empresa, essa frase deixa de ser um conselho moral e vira uma decisão de estrutura. Se o erro não é uma fase que o time supera com o tempo, e sim algo que sempre pode acontecer, então confiar na disciplina de cada pessoa que escreve é a aposta errada.
O que funciona é estrutura. Isso significa revisão obrigatória dos textos difíceis (erro, cobrança, negativa, espera), teste de texto antes de teste de layout e alguém com nome e sobrenome responsável pelas palavras que a empresa coloca na frente das pessoas.
O que fica
O pedido deste artigo não é escrever mais bonito. É mudar o lugar das palavras dentro do projeto.
Enquanto o texto for tratado como acabamento, ele vai continuar sendo escrito no fim, sem pesquisa, por quem estiver livre. E vai continuar decidindo, em silêncio, como o serviço será julgado.
Mudar isso significa decidir três coisas em voz alta.
-
Primeira: as palavras entram no projeto quando as expectativas estão sendo definidas, não depois que as telas ficam prontas.
-
Segunda: os textos dos momentos ruins são material crítico e passam por revisão como qualquer outra parte crítica do serviço.
-
Terceira: alguém responde por eles, porque responsabilidade de todos é o mesmo que responsabilidade de ninguém.
Quem projeta serviços já aceita sem discutir que uma peça pequena comande um sistema grande. É isso que a gente faz ao desenhar um ponto de decisão em um fluxo. O que ainda não caiu a ficha é que a menor peça de todas, a frase, faz exatamente isso todos os dias, em grande escala, sem ninguém olhando. Acho que precisamos cuidar dos textos com o mesmo carinho que cuidamos do resto, no projeto de serviços.
Se você gostou do artigo e quer iniciar sua jornada pelo Design de Serviço com quem entende do assunto, vai ter uma palestra de introdução à área dia 21 de setembro de 2026 (Segunda-feira), 20h. Veja aqui: https://www.sympla.com.br/evento-online/introducao-ao-mundo-do-design-de-servico/3546420
E se você já é designer de serviço e quer fazer um curso de nível intermediário, vai ter curso também começando dia 20 de outubro. Veja nesse link como você pode fazer a primeira, das 14 aulas, gratuitamente, com o prof. Ricardo Martins.
