Carreira e educação

Por que dizemos que não há vagas para designers de serviço no brasil — e por que isso não é exatamente verdade

Veja também algumas causas para isso

Imagem de capa do artigo Por que dizemos que não há vagas para designers de serviço no brasil — e por que isso não é exatamente verdade

Durante anos, quem trabalha com design de serviço no Brasil repete o mesmo lamento: “não existem vagas nessa área aqui.”

O LinkedIn parece confirmar essa sensação. E, de fato, os dados brutos dão a impressão de que o mercado simplesmente não absorveu a profissão.

Para começar, basta fazer o teste básico: buscar por “designer de serviço” no Brasil.

O resultado é este:

Aparece um grande zero. Vazio absoluto.

É quase poético porque resume, num único print, a realidade simbólica da profissão no país.

Mas a história não termina aqui. Aliás, só começa.

quando olhamos para os EUA, o cenário se transforma

Quando fazemos a mesma busca nos Estados Unidos, o mundo se abre. E não é porque os americanos “valorizam mais design”. É porque, lá, ninguém está obsessivamente preso ao rótulo “designer de serviço”. As empresas contratam pelo que realmente precisam, não pelo nome da moda.

Termos como journey, success, customer geram volumes gigantescos de vagas:

Journey: 582 vagas

Success: 6724 vagas

Customer: 77236 vagas

Quando usamos “service design” ou “service designer”, surgem menos vagas — mas elas existem:

Service Designer: 46 vagas

Service Design: 17 vagas

Ou seja, nos EUA a disciplina está distribuída principalmente em outras funções.

Não virou uma “ilha”. Nem uma tribo. Nem um rótulo identitário.

É parte do cotidiano das empresas.

quando repetimos o experimento no brasil, a surpresa aparece

Quando trocamos o rótulo e usamos termos equivalentes (áreas onde os designers de serviço também atuam) a realidade muda.

De repente, aparecem centenas e até milhares de vagas:

“sucesso” → 745 vagas

“cliente” → 1.848 vagas

“customer” → 917 vagas

“jornada” → dezenas de vagas diretamente relacionadas à prática

Ou seja, o problema não é falta de trabalho. Há pelo menos 3568 vagas onde os designers de serviço poderiam brilhar.

É falta de um nome que o Brasil tenha decidido adotar.

por que o título “designer de serviço” nunca pegou no brasil

Aqui entramos num ponto delicado, mas necessário.

1. o termo foi importado, mas nunca enraizou

Caiu no gosto das consultorias, virou tendência nas pós-graduações por alguns anos, mas não virou linguagem empresarial cotidiana.

Foi bonito enquanto durou.

O entusiasmo existiu.

Mas entrou em declínio rápido.

2. a maior parte dos cursos fechou ou não abriu novas turmas

Isso não é opinião; é histórico recente.

Diversos cursos de design de serviço no Brasil simplesmente desapareceram do catálogo (sejam faculdades, pós-graduações, cursos livres, cursos “flipped classroom - risos” etc).

Outros sobrevivem apenas como “sob demanda”, esperando inscrições que não vêm.

O mercado olhou, achou interessante, mas não se comprometeu.

3. a própria comunidade formal da disciplina esvaziou

O capítulo brasileiro da SDN é um exemplo triste, mas que ilustra bem o que acontece com a profissão no Brasil.

O perfil do Instagram da SDN Brasil ficou quase dois anos sem uma única postagem, revelando o marasmo da comunidade, o colapso da mobilização e a desconexão com o ecossistema profissional. Tirando alguns eventos isolados, o capítulo está inativo.

Não dá para esperar que as empresas levem a disciplina a sério quando nem a entidade que deveria representá-la consegue manter sua vitrine viva.

Isso é bem diferente do que acontece na SDN em outros países, com capítulos bem ativos, como por exemplo o SDN Dallas. O Capitulo Brasileiro sequer mencionou as 2 últimas edições do maior evento de Design de Serviço no mundo, a SDN Global Conference (2024 e 2025).

4. o mercado brasileiro prefere rótulos mais pragmáticos

Finalmente, uma razão pela qual as vagas aqui preferem não se chamar “Design de Serviço” é que aqui no Brasil o que pega são termos como:

  • experiência do cliente

  • sucesso do cliente

  • operações

  • processos

  • transformação

  • produto

São palavras que executivos entendem, que gerentes medem, que RH consegue enquadrar em estruturas formais.

“Design de serviço”, apesar de elegante, virou um nome frágil demais para sobreviver.

o que sobra disso tudo?

Sobra a verdade incômoda, mas libertadora:

o trabalho existe.

o título, não.

As empresas brasileiras fazem service design todos os dias.

Mapeiam jornadas.

Modelam fluxos.

Diagnosticam gargalos.

Criam novos sistemas para mudar experiências.

Redesenham operações.

Integram áreas.

Transformam serviços.

Só não chamam isso de design de serviço.

o profissional que insiste no título se esconde do mercado

Quando alguém busca exclusivamente por “designer de serviço”, está mirando uma porta que não existe.

Mas quando busca pelo que realmente faz, quando usa palavras como cliente, jornada, experiência, operação, transformação, encontra um corredor inteiro de portas abertas.

O trabalho está lá, esperando.

Só não está etiquetado como gostaríamos.

conclusão

A sensação de que não há vagas para designers de serviço no Brasil nasce de uma mistura de fatores:

  • um título que nunca se consolidou

  • cursos que abriram e fecharam como fogos de artifício

  • uma comunidade formal que perdeu fôlego e desapareceu das redes

  • um mercado que absorveu a prática, mas não o nome

O que não desapareceu, e nunca desaparecerá, é a necessidade por pessoas capazes de desenhar, alinhar e melhorar serviços complexos.

No Brasil, o design de serviço vive.

O desenho está lá.

O impacto está lá.

A demanda está lá.

Só o nome não pegou.

E tudo bem: porque o valor do trabalho nunca dependeu da etiqueta.

PS: Que tal enviar esse artigo para aquele seu amigo que desistiu de procurar vagas de design de serviço?

Newsletter

Continue pensando sobre serviços.

Receba novos artigos, referências e provocações sobre design de serviço.

Assinar a newsletter